Aurora Tatoo Art
Blog
art tattoo
28.10.2022

O que significa art tattoo?

A tatuagem surgiu como um ato revolucionário, com significados atemporais, atraindo diversas pessoas pelo mundo todo.

Atualmente quem possui a art tattoo em seu corpo é relacionado a status e ostentação, não é mais visto como algo marginalizado, esta ideia caiu por terra durante os anos que sucederam o seu nascimento.

A art tattoo, traz um ar de modernidade, com milhares de pessoas adquirindo a forma feita, porém sua essência continua a ornamentar com os desenhos já existentes pelo corpo.

Existem variados estilos de art tattoo, para cada gosto! Não precisa ficar na mesmice, se você é uma pessoa que gosta de dar significado para tudo que faz, converse com o seu tatuador e faça algo personalizado que esclareça a sua personalidade.

Quer saber mais sobre o significado de art tattoo? Fique neste artigo e confira essa história!

Como surgiu a art tattoo no Brasil

Como já sabemos, a tatuagem marcou uma era, onde diversas pessoas eram marginalizadas ou associadas a grupos extremistas e radicais. A partir do século XV a art tattoo começou a se tornar algo “aceitável”, por intermédio dos marinheiros e piratas europeus.

Este século é conhecido pelo nascimento da arte old school, em que os mesmos marcaram sua pele com técnicas improvisadas e nada seguras.

Já no Brasil, antes de nossa colonização, existiam registros de indígenas que realizavam a prática de gravar frases e símbolos que expressavam sentimentos, identidade religiosa, histórias ou até mesmo pertencimento nacional em sua pele de forma bem rústica.

Somente no século XIX, por influência de navegadores europeus, norte-americanos e de países do Oriente Médio, temos a art tattoo que temos mais familiaridade dissociada da criminalidade.

Estas tatuagens eram feitas nas ruas, cais, prisões, bares e muitos outros, o instrumento para realizar os desenhos iam de agulhas até cacos de vidros e facas. Se você achou este método perigoso, vai se surpreender com pigmentos que eram usados, podem ser:

  • Graxa;
  • Carvão;
  • Carvão vegetal;
  • Fuligem de maço de cigarro;
  • Anilha preta;
  • Combustão de querosene.

E diversos outros pigmentos eram utilizados para realizar a art tattoo. O seu uso incorreto terminou no ano de 1981 quando Samuel O’ Reilly inventou a máquina de tatuar.

No Brasil, a tatuagem tornou-se comum apenas nos anos de 1960. O primeiro tatuador que esteve no Brasil foi um suíço chamado Knud Gegersen que se estabeleceu no porto de Santos, São Paulo em 1959, onde era chamado de Lucky Tattoo.

Qual o real significado de art tattoo?

Tattoo vem de italiano tatau, “fazer uma marca ou desenho”. Esta famosa palavra só foi introduzida na língua inglesa após o ano de 1969 quando o britânico James Cook (1728 – 1779), capitão do navio, chegou ao Taiti.

Chegando nesta Ilha na Polinésia Francesa, identificou povos nativos realizando desenhos em seu corpo, cortando a pele e injetando tinta preta.

Por ser um local de clima quente, os habitantes costumavam andar com pouca roupa, mas isso não impedia de deixar a vaidade de lado. As tatuagens eram usadas como uma espécie de adornos para enfeitar o corpo.

E este costume se espalhou para os 4 cantos do mundo, de adornos artísticos, para artes criminosas até chegar na atualidade, sendo vista como algo visualmente bonito e estético.

A maioria dos desenhos possui no presente momento significado subjetivo, se tornando algo que é abrangente. Se está a procura de sentido e definições para sua nova art tattoo pesquise bastante já que o mesmo desenho pode representar inúmeras interpretações.

Art Tattoo com significado explícitos

Se você é uma pessoa que gosta de atribuir significado para tudo, este é o arquétipo que devemos seguir. Estes significados não necessariamente precisam ser seguidos de explicações elaboradas para que alguém entenda a sua escolha.

Um exemplo disso seriam as tatuagens de nomes ou rostos, claramente são artes que contém um grande simbolismo, facilmente interpretada.

Tatuagens de coração, com afirmações religiosas, com ícones de alguma área da saúde, são bem fáceis de identificar seus reais significados.

Art Tattoo com significados Implícitos

Grande parte dos apreciadores de tatuagem artística realizam desenhos subjetivos, onde seu significado está implícito nos pequenos detalhes, ficando aberto para diversas interpretações.
Esse tipo de tatuagem é ideal para pessoas que não querem responder muitas perguntas, sendo algo discreto, evitando olhares curiosos e mantendo suas questões íntimas guardadas.

VENHA PARA A AURORA TATTOO

Você já sabia do significado do termo art tattoo?

Por trás desta modalidade há sempre um artista de peso que sabe reconhecer as necessidades, então venha para Aurora Tattoo, localizada no famoso bairro da Mooca. Você terá a experiência de realizar a tatuagem dos sonhos com profissionais qualificados, eternizando a sua arte.

Está esperando o quê? Curta e compartilhe com os amigos essa informação

Faça já o seu orçamento!

Está gostando dos nossos artigos? Leia também: O QUE É A TÉCNICA DE COVER UP NA TATUAGEM?

Posts Recentes

27.03.2024

O que você precisa saber antes de fazer sua primeira tattoo!

Se você está pensando em fazer sua primeira tattoo, é natural que tenha muitas dúvidas e preocupações. Afinal, uma tatuagem…

27.03.2024

Tatuagem mãe e filha: inspirações para eternizar esse amor!

As tatuagens mãe e filha têm se tornado cada vez mais populares como uma forma única de expressar o amor…

16.02.2024

Os mitos e verdades sobre a tatuagem!

As tatuagens têm sido uma forma de expressão artística e pessoal ao longo de séculos, mas há muitos mitos e…