Aurora Tatoo Art
Blog
medusa tattoo
28.10.2022

Qual o significado da Medusa tattoo?

Tatuagem da Medusa | Medusa Tattoo

A arte, cultura e espiritualidade andam lado a lado e não seria diferente com a tatuagem de uma Medusa sendo uma representação artística do seu ser. A Medusa possui um significado muito forte, há diversas histórias, com desfechos parecidos.

Tatuar o rosto da medusa é um símbolo de resistência feminista, pois em uma de suas histórias, ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

Sua imagem decora templos gregos com o objetivo de afastar os maus espíritos. Medusa não é somente a personificação de beleza e sedução, mas também o sinônimo de proteção contra qualquer mal.

Neste artigo vamos contar um pouco sobre a história e significado por trás da tatuagem da tão simbólica Medusa.

O mito da Medusa

Medusa sempre foi uma mulher emblemática, ao decorrer dos séculos diversos significados e formas foram atribuídos. Na mitologia grega era retratada como um monstro sedutor de homens, transformando-os em pedra quem ousava olhá-la. Seus cabelos eram formados por inúmeras serpentes que traziam um ar perverso em suas atitudes.

medusa
(medusa na mitologia grega)

Mas antes de romper o pacto de castidade ao unir-se com Poseidon no templo de Atenas, Medusa era sacerdotisa da própria deusa da sabedoria, que a puniu pela traição, tirando sua linda beleza e transformando-a numa horrenda Górgona.

Medusa foi a única mortal entre suas duas irmãs, Esteno e Euríale, onde moravam em uma caverna, distante de todos, no extremo Oriente da Grécia. O local era cercado por homens a animais petrificados, que se arriscaram a olhá-las

Esta criatura era conhecida por seus cabelos de serpente, pele escamosa, presas de bronze e asas de ouro. Com esta maldição rogada sobre ela, foi alastrado o ódio contra todos os homens que decidiram tirar a sua paz novamente.

A morte de Medusa conta com vários desfechos, uma delas é que Perseu, filho de Zeus, recebeu a grande tarefa de matá-la. Atena, ainda com muita raiva e ciúmes pelo ocorrido, ajudou o tão nomeado como “herói”.

  • Atenas, deusa da sabedoria, entregou-lhe seu escudo;
  • Hermes, mensageiro dos deuses, entregou-lhe suas sandálias aladas, dando o poder de voar;
  • Hades, deus do submundo, entregou-lhe seu elmo que garantia o poder da invisibilidade;
  • Zeus, deus dos deuses, entregou-lhe uma espada tão afiada que seria capaz de arrancar de uma só vez a cabeça da górgona.

A lenda fala que Perseu entrou na caverna sorrateiramente enquanto Medusa dormia e a decapitou, impossibilitando que ela pudesse se defender do ato.

Sua cabeça foi entregue a Atena, que usou como adorno como símbolo de força e vitória.

Medusa – Sua história transformada em tatuagem

Na cultura ocidental, a raiva da mulher nunca foi vista como algo racional, a associação feita é totalmente voltada à loucura e a inaptidão em racionar. Para homens, se torna algo diferente, suas explosões de raiva, seus atos impensados são observados com bons olhos, conseguimos dizer ser até uma virtude!

No episódio ocorrido entre Medusa e Poseidon, podemos perceber este fato. Um “não” feminino jamais será um “não”. Medusa se tornou para muitos uma personagem autoritária, raivosa e voraz, indigna de confiança e amor.

Estabeleceram características negativas ao longo do tempo para justificar tais atitudes após sofrer o abuso, a impedindo de evoluir, mantendo-a “presa” em uma caverna condenada a viver envergonhada e amedrontada.

Sua derrota ganhou força, mas não como os homens queriam. Sua voz foi ouvida, dando combustível para inúmeras mulheres ao redor do planeta. Sua história é marcada na pele. Medusa se transformou em um mártir, onde é estampado seu rosto em corpos femininos.

“Nós minimizamos nossa raiva, chamando-a de frustração, impaciência, exasperação ou irritação, palavras que não transmitem a intrínseca demanda social e pública que a palavra “raiva” transmite. Nós aprendemos a nos conter: nossas vozes, cabelo, roupas, e, mais importante, nossa fala. A raiva geralmente é sobre dizer “não” em um mundo onde mulheres são condicionadas a falar quase qualquer coisa, exceto “não”.”

— Soraya Chemaly, em “Rage becomes her: the power of women’s anger” (sem tradução ao português)

medusa tattoo

Foto medusa tattoo – inspiração

Medusa, o símbolo de resistência na tatuagem

Nos últimos anos criou-se uma tendência em volta da mitologia acerca da Medusa, muitos jovens realizaram esta tatuagem e comentaram em suas redes sociais, dando visibilidade e fama a história da mulher que transformava os homens em pedra.

Isso aconteceu pelo fato de muitas pessoas, em sua maioria mulheres, se sensibilizarem e identificaram com o mito, apesar da beleza indescritível por trás da famigerada tatuagem da Medusa, há um simbolismo enorme em marcar um momento significativo de resistência e luta em sua vida.

Tattoo Delicada Tattoo
(tattoo delicada medusa, por Vini Muniz)

Podemos ver estes relatos no TikTok, onde diversos usuários recentemente tomaram coragem para revelar o real significado da tattoo e com isso deixaram muitos seguidores surpresos.

Como já sabem, a mitologia relata Medusa como uma mulher bela, esperta e sedutora no qual faria vários homens caírem aos seus pés, a colocando em um papel de vilã. Medusa, por sua vez, sofreu abuso de Poseidon e foi punida pelo ato, mesmo não havendo culpa alguma.

Desde modo, foi atribuída a ela a representação de um símbolo resistência feminista de fúria, poder e sabedoria, onde todas as mulheres estarão sempre juntas quando feridas.

Esta tatuagem não é como qualquer outra, pessoas que possuem este desenho desejam revelar sua história de abuso ou violação sexual, sem medo ou vergonha.

Ao passar dos anos suas características mudaram, formas, traços e estilos, mas todos eles com um único objetivo.

Inspiração para sua nova Tattoo: Medusa

Medusa em uma tradução livre pode ser “guardar” ou “proteger”, associado ao próprio escudo de Atena. Na cultura grega as mulheres apropriaram-se desta história para se tornar amuleto usado para afastar maus espíritos e trazer coragem, sorte, força e resiliência.

E não é apenas em colares que sua imagem foi usada, armaduras de soldados e muitos outros objetos foram retratados na sua luta.

A tatuagem de Medusa é poderosa! Muitos jovens possuem um enorme interesse em realizá-la, e o desejo de tatuar algo que o represente é de extrema importância.

Seu significado é empoderador! Pode realizar esta arte em diversas partes do corpo, mas se planeja fazer algo elaborado e rico em detalhes, recomendamos escolher um espaço maior, como o próprio braço e pernas, deixando bem visível.

A tatuagem da Medusa é uma ótima escolha se você gosta de ilustrações realistas. Mas, não se prenda em apenas um estilo, com a ajuda de seu tatuador, pode-se aventurar em diversos estilos.

inspiração

VENHA PARA A AURORA TATTOO

Você já sabia do significado da tatuagem de Medusa?

Por trás desta modalidade há sempre um artista de peso que sabe reconhecer as necessidades, então venha para Aurora Tattoo, localizada no famoso bairro da Mooca. Você terá a experiência de realizar a tatuagem dos sonhos com profissionais qualificados, eternizando a sua arte.

Está esperando o quê? Curta e compartilhe com os amigos essa informação

Faça já o seu orçamento!

Está gostando dos nossos artigos? Confira também: IDEIAS E SIGNIFICADOS DE TATUAGEM DE ESTETOSCÓPIO

Posts Recentes

27.03.2024

O que você precisa saber antes de fazer sua primeira tattoo!

Se você está pensando em fazer sua primeira tattoo, é natural que tenha muitas dúvidas e preocupações. Afinal, uma tatuagem…

27.03.2024

Tatuagem mãe e filha: inspirações para eternizar esse amor!

As tatuagens mãe e filha têm se tornado cada vez mais populares como uma forma única de expressar o amor…

16.02.2024

Os mitos e verdades sobre a tatuagem!

As tatuagens têm sido uma forma de expressão artística e pessoal ao longo de séculos, mas há muitos mitos e…