Aurora Tatoo Art
Blog
tatuagem sedado
05.02.2024

Tatuagem sedado ou anestesiado

Tatuagens sob o efeito de sedação, ou seja, realizadas sob o efeito de anestesia, é tema delicado e muito controverso na comunidade de tatuagem e no campo médico. Estamos passando por um período que essa moda está cada vez mais em alta, principalmente entre a comunidade do funk de pessoas que gostam de ostentar.

Vou listar abaixo algumas opiniões, embasadas em estudos sobre o tema.

Pontos negativos, “positivos” e uma opinião pessoal embasada na minha vivência.

Vamos lá!

Riscos de se tatuar anestesiado:

Complicações médicas: A sedação ou anestesia sempre, em qualquer situação envolve riscos médicos, como reações alérgicas, problemas respiratórios, efeitos colaterais indesejados ou até mesmo complicações graves, como parada cardíaca (é, isso mesmo, parada cardíaca).

Recuperação comprometida: Após a tatuagem, você ainda pode sentir dor ou desconforto, afinal, o efeito vai passando e as dores vão existir. Como você provavelmente fez em uma área extremamente grande (afinal, você não vai ser sedado para apenas tatuar um nome no punho) a dor do pós, como, ardência, coceira, será maior que o normal. Cuidar de uma área muito grande, requer mais cuidado e consequentemente a possibilidade de uma inflamação ou infecção se torna muito maior.

Riscos para o tatuador: Quando os clientes estão sedados, os tatuadores podem enfrentar dificuldades para se comunicar e colaborar durante o processo. Isso pode aumentar o risco de erros na tatuagem. O tatuador vai estar em um ambiente totalmente diferente, com a posição comprometida. É complicado, estamos vendo muitos erros de proporção por conta da ergonomia.

Benefícios (com ASPAS):

Menos dor: A principal razão pela qual alguém consideraria a sedação é a redução da dor durante o procedimento obviamente.

Sessões mais longas e tatuagens maiores: A sedação pode permitir sessões de tatuagem mais longas e extensas que, de outra forma, seriam difíceis de concluir devido à dor e ao desconforto.

É importante ressaltar que a maioria dos tatuadores profissionais e médicos desaconselham fortemente a sedação para tatuagens. Além disso, a escolha de usar sedação deve ser discutida com um médico e realizada em um ambiente médico apropriado, onde os riscos possam ser adequadamente monitorados e gerenciados.

Lembre-se de que as tatuagens são procedimentos invasivos e estéticos, que requerem cuidados adequados antes e depois do processo, independentemente de qualquer sedação envolvida. Sempre consulte um profissional de tatuagem experiente que esteja MUITO familiarizado com essa forma de se tatuar e terá um corpo médico para indicar o procedimento.

No meu ponto de vista, á partir do momento que você decide se tatuar, deve estar ciente que vai sentir dor, mas não é algo insuportável e faz parte do processo.

Essa onda, ou modismo, tem muito mais a ver com o período que estamos vivendo como sociedade. Onde tudo precisa ser pra ontem, onde a juventude não tem paciência pra nada, onde as informações precisam voar, onde não temos paciência para propagandas, lentidões, ou simplesmente não temos paciência de respeitar processos.

Fechar as costas inteiras com tatuagem requer algumas sessões, fazer isso com calma, com cuidado e atenção aos detalhes, de uma forma saudável, requer tempo e paciência. Quanto tempo? Três, quatro sessões, com um intervalo de 21 dias entre elas em média.

Olha só, ter um fechamento de costas em 3 meses é muito tempo pra você? É muito para ter algo para a vida toda? Se esse tempo te assusta, pode ser um sinal de que você não precisa ter um fechamento dessa dimensão. Vá para algo menor.

Tatuagem é um ritual, o de marcar a pele para sempre.

Vale a pena um investimento tão alto?
Vale a pena querer tudo para ontem?
Vale a pena correr riscos?
Vale a pena não ter certeza do resultado final?

Quantas tatuagens realizadas com sedação ficaram com um resultado duvidoso?

Pensem antes de entrar na moda.

Pense sobre você como pessoa.

 

Posts Recentes

16.02.2024

Os mitos e verdades sobre a tatuagem!

As tatuagens têm sido uma forma de expressão artística e pessoal ao longo de séculos, mas há muitos mitos e…

16.02.2024

Tatuagem no braço: quais são os melhores estilos para se inspirar?

A tatuagem é uma forma de arte que transcende culturas e períodos históricos, tornando-se uma expressão única e pessoal. Ao…

31.01.2024

Tudo o que você precisa saber sobre a tatuagem minimalista!

A tatuagem minimalista, com seu design clean e simbologia refinada, conquistou o coração de muitos entusiastas da arte corporal. Se…